Formatura da primeira turma de Cuidadoras de Criança

Quinta-feira, 5 de fevereiro, foi dia de festa para o Centro de Referência de Mulheres da Maré Carminha Rosa (CRMM), projeto integrante do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely de Souza Almeida (NEPP-DH). O curso de capacitação de Cuidadoras de Crianças, uma das diversas atividades ministradas pelo projeto na Vila do João, no bairro da Maré, realizou nesse dia a formatura de sua primeira turma, composta por 23 mulheres da comunidade.

A cerimônia, no auditório recém-reformado Manoel Maurício de Albuquerque, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), contou com a presença das formandas, de amigos, familiares, crianças e das participantes de outros projetos do CRMM, como a oficina de arranjos florais e de culinária. Segundo Eliana Moura, diretora geral do CRMM, o curso de Cuidadoras de Criança teve início a partir da constatação de que, em bairros populares, muitas mulheres recebiam em suas casas os filhos de amigos, familiares e vizinhos para cuidar enquanto os pais estivessem no trabalho. “O curso então surgiu no intuito de passar para essas mulheres o cuidado específico com as brincadeiras, higiene e alimentação infantil, além de colocar em pauta a educação não sexista (sem distinção de sexo) e os direitos humanos e de cidadania”, afirma Eliana, que destaca também a importância do curso como ferramenta de profissionalização.

— Existem muitas creches nesses bairros, onde as mulheres podem trabalhar — explica a diretora, que compôs a mesa ao lado de Lília Pougy, decana do CFCH em exercício, e Ana Lúcia Souto, coordenadora de extensão do NEEP-DH. Ana Lúcia destacou a importância da iniciativa na formação educacional das crianças e conferiu à formatura da primeira turma de cuidadoras um importante papel na realização desse projeto do CRMM-CR.

Lília, por sua vez, ressaltou as atividades do Centro de Referência como uma prova de que é possível a integração do espaço da Universidade à sociedade.  — Essa cerimônia representa não só o produto concreto de um projeto, como também o cumprimento de políticas públicas para a mulher. A cidadania é uma condição que se deve fazer valer. Nada melhor que juntar a Universidade e a sociedade para fazermos isso, juntos — disse Lilia Pougy.

Ao todo, 23 mulheres receberam na tarde de quinta-feira os diplomas de conclusão do curso de Cuidadoras de Crianças. Elas agradeceram a oportunidade e acreditam que o curso possibilita novos rumos. Para Priscila dos Santos, o curso é um grande aprendizado não apenas sobre o universo infantil, mas também sobre cultura e conhecimentos gerais, pois ao longo do estudo elas visitaram museus, exposições e lugares históricos. “Nós crescemos cada dia mais com o projeto. Eu achava que era impossível a integração da Universidade com a sociedade. Hoje, sei que é possível, basta querer”, discursa a formanda.

Para Nádia Regina Rodrigues e Priscila Teixeira, também concluintes do curso, as atividades oferecidas pelo CRMM-CR são grandes oportunidades para quem não tem condições de realizá-las por outros meios. “O curso abriu os horizontes para novas oportunidades de emprego. Inspirou-me para seguir em frente com o que eu gosto, que é cuidar de crianças”, comemora Priscila.

O evento contou também com a participação de Sílvia Carvalho, psicóloga do CRMM e contadora de histórias, que apresentou a fábula africana “A Menina e o Quibungo”, e de Sonia Rosa, escritora e poetisa, que proclamou um poema de autoria própria, escrito em 2007 em homenagem às mulheres cuidadoras de crianças durante um projeto em que participou em 10 creches da Rocinha.

Os braços do CRMM
O Centro de Referência das Mulheres da Maré Carminha Rosa oferece também outras atividades para a comunidade, ministradas na Rua 17, Vila do João, Maré (anexo ao Posto de Saúde), como as oficinas de arranjos de flores, de culinária (“Cozinhando com Arte”) e os cursos sobre Direitos Humanos e Direitos da Mulher. Segundo Eliana Moura, há a previsão de criar, ainda em 2009, atividades como oficinas de cerâmica, escultura e tranças, além de um curso para cuidadores de idosos.
As inscrições acontecem durante todo o mês de fevereiro, e não há limite de vagas. Mais informações no site