Nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, será realizada a reunião de instalação do Conselho Participativo do Plano Diretor UFRJ 2020, às 10 horas, no Sala do Consuni, no prédio da Reitoria.">Nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, será realizada a reunião de instalação do Conselho Participativo do Plano Diretor UFRJ 2020, às 10 horas, no Sala do Consuni, no prédio da Reitoria.">

UFRJ instala Conselho para debater Plano Diretor 2020 com a comunidade

Na quinta-feira, dia 5 de fevereiro, realizou-se a reunião de instalação do Conselho Participativo do Plano Diretor UFRJ 2020. Dele participaram representantes da comunidade universitária – professores – técnico-administrativos e alunos –  e de outras organizações da sociedade civil, como as prefeituras da Região Metropolitana do Rio, o Governo do Estado, dirigentes de entidades sindicais, representantes das comunidades dos bairros adjacentes, como a Ilha do Governador e do Complexo da Maré.

Pela primeira vez em sua história, a UFRJ planeja o processo de expansão da Cidade Universitária e uso de suas instalações e serviços, debatendo com representantes de diversos segmentos sociais as propostas de seu Plano Diretor 2020. Ele contempla desde novos terminais de transportes rodoviários, ferroviários e maritimos de acesso e passagem pela Ilha da Cidade Universitária, até modificações paisagísticas e de oferta de serviços de entretenimento, esportes, comércio, cultura e lazer.

Dentre as propostas apresentadas pelo Comitê Técnico do Plano Diretor, que reuniu contribuições de diversas unidades da UFRJ, está a instalação de um trem de levitação magnética, o MagLev Cobra, que integraria os dois extremos da Cidade Universitária. Este projeto desenvolvido pela COPPE/UFRJ,  em colaboração com a Escola Politécnica, poderia também  ligar os dois aeroportos da cidade – Santos Dumont e Tom Jobim, melhorando a malha viária tempo da Copa de 2014 e favorecendo nossas  pretensões em sediar as olimpíadas de 2016. Outro projeto em discussão com representates do Estado  é passagem pela Cidade Universitária de um ramal da Supervia, que facilitaria a integração com a Zona Norte e a Baixada Fluminense. Tais soluções em transporte já contam com o interesse do Estado, que através do Secretário de Obras, Luiz Fernado Pezão, se comprometeu a realizar os estudos de viabilidade.

As propostas do Plano, que preve para 2020 uma população em trânsito diário na Cidade Universitária de mais de 120 mil pessoas, podem ser conhecidas pelo site http://www.ufrj.br/planodiretor/.