Categorias
Memória

Versus nasce para a polêmica

Com grandes inovações editorias, Versus chega para sacudir a monotonia de muitas das análises do Brasil e da realidade internacional na área das Ciências Sociais Aplicadas. A revista que acaba de ser lançada pelo Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da UFRJ honra o sugestivo nome logo no nascedouro.

O tema central do número zero – A crise do capitalismo – não poderia ser mais propício para que especialistas brasileiros e internacionais mostrassem o aguçado senso crítico que vai orientar a publicação. Em um dos artigos, assinado pelo norte-americano James K. Galbraith, a profundidade da crise global é apontada como consenso entre privilegiados observadores do sistema financeiro mundial.

Nesta edição (dezembro de 2008), o editor da revista Investigación Económica, da Universidade Autônoma do México, Ignácio Hernandez, também dá a sua contribuição com um texto sobre os impactos da convulsão financeira em seu país. Indo além, o decano do CCJE e editor de Versus, Alcino Camara Neto, desdobra essa análise para toda a América Latina, em artigo elaborado em co-autoria com o também professor do CCJE, Matias Vernengo.

Mas Versus, que terá periodicidade trimestral, combina características de publicação acadêmica com soluções editoriais de uma revista de banca, realça o editor-executivo, Luiz Carlos Maranhão. “São duas revistas em uma. Queremos que o conhecimento aqui produzido ultrapasse os muros da Universidade”, assegura o jornalista.

Além da parte acadêmica, metade das 100 páginas é dedicada a entrevistas com personagens – Carlos Lessa abre a série – e a assuntos como o vigésimo aniversário da Constituição e o mapa dos conflitos urbanos no Rio de Janeiro desde 1993, feito por pesquisadores do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur) da UFRJ.

Ainda em dezembro, Versus também chega à Internet (www.versus.ufrj.br), mas não apenas como uma versão online da revista. “Será um portal com novidades e recursos próprios ao ambiente digital”, adianta Maranhão.

Os interessados podem obter um exemplar da revista na Decania do CCJE, no campus da Praia Vermelha.