Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da UFRJ completa 40 anos

Os 40 anos do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foram comemorados na última terça, dia 16, no Salão Moniz de Aragão do Fórum de Ciência e Cultura, no campus da Praia Vermelha. Participaram da solenidade o decano do CCJE, Alcino Ferreira, os ex-decanos José Antonio Ortega e Rosélia Piquet, e o reitor Aloisio Teixeira. Durante o evento, foram entregues placas em homenagem ao atual decano e aos ex-decanos presentes. Outra placa também será conferida ao ex-decano Carlos Lessa, que não pôde comparecer. Ao longo dos 40 anos, o CCJE já teve oito decanos.

Alcino Ferreira disse que a formação do CCJE é resultado da reforma universitária dos anos 60 numa tentativa de aproximar o modelo brasileiro ao sistema universitário americano. Vale lembrar que o Centro surgiu após o desmembramento da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil.

O CCJE possui seis unidades: o Instituto de Economia (IE), a Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC), a Faculdade Nacional de Direito (FND), o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano Regional (IPPUR), o Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (COPPEAD) e o Núcleo de Estudos Internacionais (NEI).

Rosélia Piquet, decana do CCJE entre 1985 e 1989, disse que este foi um período tumultuado na sociedade brasileira e que teve influência na Universidade. Ela ainda lembrou que o CCJE era fragmentado e um dos menores centros da UFRJ, uma realidade diferente da atual.

Depois do discurso de José Antonio Ortega, no qual declarou que a UFRJ progrediu de forma ininterrupta, o reitor Aloísio Teixeira afirmou que "a UFRJ ainda não cumpriu sua missão", referindo-se à necessidade da Universidade de corresponder aos anseios da sociedade, pois apenas uma pequena parcela da população de jovens tem acesso ao ensino superior.

Na ocasião, também foi lançada a revista Versus (www.versus.ufrj.br), de Ciências Sociais Aplicadas do CCJE. O objetivo é “ampliar o espaço interdisciplinar da discussão dos grandes temas da agenda do país e do mundo”, segundo os organizadores.