Monografia de ex-aluno do PPGSA ganha o Prêmio Silvio Romero

Com a monografia “A bandeira e a máscara: um estudo sobre a circulação de objetos rituais nas folias de Reis”, o ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ, Daniel Bitter, conquistou o primeiro lugar no Concurso Sílvio Romero, promovido pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, vinculado ao Ministério da Cultura.

O trabalho de Daniel aborda o lugar que certos objetos ocupam em sistemas de trocas de natureza ritual. O foco da descrição e análise é a circulação da bandeira e da máscara no contexto social e ritual das Folias de Reis. A tese busca mostrar como esses objetos, ligados entre si pelas pessoas que coletivamente os manipulam, materializam vínculos fundamentais, pondo o sistema em movimento e permitindo a emergência de novas idéias e sentidos.

A monografia concorreu ao prêmio com outros 73 trabalhos apresentados neste ano.