Categorias
Memória

Liga de Trauma e Emergência encerra atividades de 2008

Aconteceu segunda-feira, dia 8 de dezembro, o encerramento das atividades da Liga Acadêmica de Trauma e Emergência (LATE). A cerimônia foi realizada no auditório Halley Pacheco, 8º andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) e apresentada pelo vice-presidente da liga, Bruno Duarte. O evento teve o objetivo de divulgar as realizações da liga ao longo do ano.

O vice-presidente iniciou a cerimônia fazendo agradecimentos à Faculdade de Medicina da UFRJ, ao HUCFF, que abriga as atividades da liga, à Escola de Enfermagem, aos cursos de Odontologia e Fisioterapia e aos centros acadêmicos. Ele ressaltou que a importância da liga não reside apenas no treinamento e informações técnicas passados aos seus membros, mas também na vivência adquirida pelos alunos. “São vivências de situações. O aluno precisa saber improvisar, saber tomar uma decisão quando não se tem os melhores recursos e ter vivência em como gerenciar conflitos entre as pessoas para poder atingir um determinado objetivo. Com os nossos vários eventos, nós conseguimos oferecer essa vivência aos membros e diretores da liga”, explica Bruno. Ele também chamou a atenção para o atual momento de crescimento das Ligas que estão surgindo nos últimos anos. Para o vice-presidente o apoio institucional é fundamental, pois o projeto necessita do envolvimento e comprometimento dos professores.

Como metas para o futuro, Bruno cita a melhoria da qualidade dos treinamentos, que são o foco da liga, da infra-estrutura e o aumento do envolvimento dos docentes e da comunidade universitária.

Para compor a mesa foram chamados o orientador geral da liga, professor Marcos Freire, a orientadora da área de primeiros socorros, Deyse Santoro, o idealizador da liga dr. Rodrigo Pará e por fim o presidente da Hélder Vilella. O professor Freire elogiou o trabalho da liga, que afirmou ser muito competente e de alto nível. De acordo com ele ao buscarem aprender e ter um treinamento de emergência os alunos estão contribuindo para a melhoria da Faculdade de Medicina. O professor ressalta também a importância do intercâmbio da UFRJ com o corpo de bombeiros, especialistas no atendimento de emergência, que passou aos alunos um conhecimento desse tipo de procedimento posteriormente aplicado na prática com um estágio na ambulância dos bombeiros.

O evento seguiu-se de apresentações das diretorias das áreas, começando pela acadêmica, da diretora Ana Carolina Gil, que expôs como principais metas traçadas no início do ano de 2008, a realização de congressos, atividades práticas, simulados e a atração de outros cursos pra liga (como Odontologia e Fonoaudiologia). Para o futuro, Ana Carolina destacou os planos de realização de um livro de primeiros socorros, atualização de materiais e ampliação do contato com outras instituições.

Eventos como UFRJ Mar Cabo Frio, LATE na Escola e II Curso de qualificação da liga foram apresentados pela diretora da área de infra-estrutura e logística Ana Carolina Castro. A diretora explica que esses eventos precisam de muito material didático, que de acordo com ela, representam juntamente com o coffee break os principais gastos dos eventos.

Daniele Lemos, diretora de prevenção e primeiros socorros, apresentou como principais realizações da área no último ano: aprendizado, treinamento prático e a disseminação de conhecimento para diferentes grupos da comunidade através de ações em escolas e na comunidade em geral. Como objetivos para 2009 ela destacou uma maior integração entre o sistema de ensino e a sociedade e o aumento da interdisciplinaridade.

Para expor as realizações da área de atendimento pré-hospitalar foi chamado seu diretor Bruno Pereira, que mencionou alguns objetivos comuns às outras áreas, como aprender e ensinar além dos de exercer um bom trabalho em equipe com responsabilidade e segurança. Essas metas foram alcançadas através de seminários semanais, montagem de casos clínicos e do estágio com o grupamento de socorro de emergência (GSE) dos bombeiros. Bruno destacou também como aspecto positivo no ano a participação dos alunos de enfermagem, aumentando assim a interdisciplinaridade.

A área intra-hospitalar e a de atividades práticas também foram abordadas por seus respectivos diretores, Vitor Magalhães e Diego Martins Ferreira, que detalharam suas atividades ao longo desse ano e estabeleceram metas para o próximo.

Ao fim das apresentações o idealizador da liga, Rodrigo Barros discursou e lamentou o acompanhamento distante em 2008, mas expressou o desejo de estar mais presente no futuro da liga.