Economista Antônio Barros de Castro recebe título de professor emérito

O professor Antônio Barros de Castro recebe nesta terça, dia 16, em sessão solene do Conselho Universitário, o título de professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A cerimônia ocorre, às 18h, no salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura, no campus da Praia Vermelha.

Barros de Castro foi professor titular do Instituto de Economia (IE/UFRJ) de 1980 a 2003 e professor e pesquisador da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), órgão das Nações Unidas (ONU) nos anos 60 e início da década de 70. Membro do Institute for Advanced Study, em Princeton (Estados Unidos), ele também tem atuação acadêmica de destaque no exterior. Foi professor visitante nas universidades do Chile, Cambridge e Oxford (Inglaterra) e Berkeley (Estados Unidos).

No Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Barros de Castro já foi presidente (2002) e diretor (2004-2007). Atualmente exerce o cargo de assessor da Presidência no mesmo banco e trabalha como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Pública, Estratégias e Desenvolvimento do IE/UFRJ. Dentre os livros publicados, destaca-se a “Economia brasileira em marcha forçada”, escrito em parceria com Francisco Eduardo Pires de Souza.