O Conselho Universitário (Consuni) aprovou, nesta quinta-feira (11/12), a constituição do Conselho Participativo do Plano Diretor UFRJ 2020.">O Conselho Universitário (Consuni) aprovou, nesta quinta-feira (11/12), a constituição do Conselho Participativo do Plano Diretor UFRJ 2020.">

Conselho Participativo é aprovado pelo Consuni

O Conselho Universitário (Consuni) aprovou, nesta quinta-feira (11/12), a constituição do Conselho Participativo do Plano Diretor UFRJ 2020. Além disto, definiram-se as representações que irão integrar os grupos de trabalho dos planos de ocupação e uso da Praia Vermelha (POUPV) das Unidades Isoladas (POUUI). Estas instâncias não têm caráter decisório, mas a instauração delas causou polêmica entre os 34 conselheiros presentes.

O Conselho Participativo do Plano Diretor ficou ao todo com mais de 30 membros. Durante a sessão, foi requerida ainda a inclusão de Organizações Não Governamentais (ONGs) e do Exército, mas tais pedidos foram negados pelo Consuni. A participação de entidades de categorias profissionais como Sindicato dos Engenheiros (Senge) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) provocou questionamentos, mas acabou aprovada. “O que queremos aqui é abrir uma janela com a sociedade, ampliando o diálogo e uma aliança política para a realização do Plano Diretor 2020 da UFRJ”, avaliou o conselheiro Carlos Vainer.

Complexo Hospitalar

Apesar da freqüência, o quórum foi insuficiente para a realização de uma sessão especial prevista para deliberar sobre a criação do Complexo Hospitalar da UFRJ. Eram necessários 2/3 dos membros, quórum inviabilizado pela falta de apenas um conselheiro. Devido à emergência do tema, o reitor Aloisio Teixeira convocará uma nova reunião para a próxima quinta (18/12).  “A lógica do hospital é que ele não pode parar. Vamos ligar para cada conselheiro, pedindo que confirmem suas presenças para que possamos votar especificamente este tema”, explicou o reitor Aloísio. A UFRJ detém nove unidades de saúde e a medida visa que o complexo torne-se a única unidade gestora da área hospitalar da universidade, atendendo à portaria do MEC que separa as contas dos hospitais das demais despesas das instituições federais de ensino superior às quais estão vinculados.