Escola de Nanotecnologia tem inicio hoje na UFRJ

Com o objetivo de divulgar informações necessárias à formação de pesquisadores da área e integrar professores e alunos de pós-graduação, teve início hoje (9/12) a primeira “Escola Brasil-Argentina de Nanotecnologia”, fruto do trabalho do Centro Brasileiro-Argentino de Nanotecnologia, criado em 2005 e vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Jefferson Leixas Capitaneo, pós-doutorando do Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA/UFRJ) abriu a Escola com uma palestra sobre nanocompósitos poliméricos, materiais obtidos através da nanociência, conhecida por suas dimensões microscópicas. O acadêmico focou assuntos básicos do ramo, tais como escala, aplicações das estruturas em escala nanométrica, técnicas de construção, características, classificação e exemplos. Segundo Capitaneo, a nanotecnologia é uma ciência multidisciplinar: envolve a Medicina, a Engenharia, a Informática e a Biologia, por exemplo. As aplicações também são diversas.

Em 2008 foram realizadas seis Escolas, três no Brasil e três na Argentina. A previsão para 2009 é que sejam organizadas oito, também divididas igualmente entre os dois países colaboradores. Além disso, os pesquisadores das universidades brasileiras que integram a parceria buscam junto ao governo investimentos mais intensos para os estudos de nanotecnologia, segundo foi informado na abertura do evento.

A programação da Escola é composta por aulas – práticas e teóricas – a serem ministradas por professores da UFRJ e da PUC-Rio.