Categorias
Memória

A Corte no Museu Nacional

O Museu Nacional/UFRJ apresenta, nos dias 13 e 14, 20 e 21 de dezembro, uma atração que promete levar o público para os tempos da Corte no Brasil. “Um passeio pelo Paço: A Corte no Museu Nacional” revela um pouco da história de nosso país, de maneira lúdica e atrativa, unindo ciência e cultura em uma só visita.
 
Duzentos anos após a chegada da família real portuguesa ao Brasil, o Palácio de São Cristóvão é novamente ocupado por seus antigos moradores, revelando a rotina e curiosidades do cotidiano desses personagens que fizeram a história do país.
 
D. João VI, D. Maria, D. Carlota Joaquina, D. Pedro I, as imperatrizes Leopoldina e Tereza Cristina, além de escravos, damas de companhia, assessores e comerciantes serão ilustres convidados desta festa que encerra as comemorações pelos 200 anos da chegada da corte portuguesa ao país.
 
Enquanto observam os dinossauros e as múmias do museu, os visitantes poderão acompanhar, através de esquetes realizados por atores caracterizados, os acessos de loucura de D. Maria, as brigas de Carlota Joaquina com seus escravos, as travessuras das crianças D. Pedro e D. Maria Thereza e as conversas políticas entre D. João e seu assessor.
 
Quem chega ao museu, logo percebe algo diferente. Na entrada do Palácio um cenário que remete o público ao início do século XIX, com uma sala de convivência feminina, onde as mulheres vivem seus momentos de intimidade, mudam de roupa, arrumam seus penteados e, até mesmo, trocam confidências. Em seguida, a Sala do Trono, onde o Príncipe Regente realiza a cerimônia do beija-mão, transformando os visitantes em seus súditos fiéis. E como não poderia faltar em um antigo casarão, uma cozinha, onde os escravos preparam os saborosos banquetes reais.
 
O Museu Nacional fica na Quinta da Boa Vista, s/n, São Cristóvão. Mais informações pelo telefone 2562-6042.