Museu da Escola de Belas Artes da UFRJ é reaberto

A Escola de Belas Artes da UFRJ reabriu, no dia 2 de novembro, o Museu D. João VI. A vice-reitora Sylvia Vargas estava presente na cerimônia e resgatou a história da criação do museu em 1979, lembrando do momento do fim das exposições e exaltou a oportunidade de reestruturá-lo.

A revitalização do museu ocorreu graças à premiação do Projeto Memória da Arte Brasileira dos Séculos XIX e XX: revitalização do Museu D. João VI da EBA / UFRJ, coordenado pela professora Sonia Gomes Pereira e premiado pelo Edital da Petrobras Cultural.

O acervo do Museu D. João VI abriga, em especial, produções artísticas do século XIX e XX no Brasil. Após a inauguração estes documentos estarão disponíveis para ensino e pesquisa.

Segundo a diretora da EBA, professora Ângela Ancora da Luz, este acervo é fundamental para a memória da universidade.

O Museu fica no sétimo andar do prédio da reitoria na Cidade Universitária. A visitação deve ser pré-agendada e acontece de segunda a sexta, das 9 às 16 horas.

Veja aqui a matéria da WebTV sobre a reinauguração do Museu.