Moção de Congratulações e Aplausos da ALERJ pelos 40 anos do Instituto de Biologia

Em reconhecimento ao serviço prestado à sociedade com ensino de qualidade, no decorrer dos seus 40 anos de existência (1968-2008), o Instituto de Biologia da UFRJ foi distinguido com Moção de Congratulações e Aplausos da ALERJ – Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro -, por iniciativa do presidente da Comissão de Educação do legislativo fluminense, deputado Plínio Comte Leite Bittencourt.

O parlamentar, líder do PPS na ALERJ, fez a entrega da honraria à professora Maria Fernanda Santos Quintela da Costa Nunes, diretora do Instituto de Biologia, no dia 27/11, no Salão Azul do IB, no prédio do CCS – Centro de Ciências da Saúde.

Na moção, o deputado Comte Bittencourt destaca que “o Instituto de Biologia oferece diferentes cursos, contemplados com aulas ministradas por uma equipe altamente preparada de professores, mestres e doutores” e que, dessa maneira, “forma os futuros profissionais capacitados para educar e evitar a degradação do nosso meio ambiente, produzindo soluções e inovações para requalificar a vida”.

A professora Maria Fernanda fez uma retrospectiva da trajetória do Instituto de Biologia, destacando os avanços na área de ensino – alta qualificação dos professores e crescimento de oferta de vagas no vestibular, como também, no campo da pesquisa e da extensão, além de enaltecer o trabalho harmonioso predominante entre os professores, alunos e técnicos-administrativos. Aliás, esse é um dos principais fatores que tem contribuído para o crescimento e fortalecimento do IB.

Por sua vez, o deputado Comte Bittencourt detalhou o trabalho que desenvolve como presidente da Comissão de Educação da ALERJ, pela segunda vez, sendo ainda integrante das Comissões de Tributação, Controle de Arrecadação Estadual e de Fiscalização dos Tributos Estaduais e de Turismo. Professor e educador, ele afirmou que o seu mandato está voltado para a elevação de qualidade da educação e para a recuperação econômica e social do Estado do Rio de Janeiro.