UFRJ celebra 45 anos do programa de Pós-graduação em Química

Em 1963 foi criado o Programa de Pós-graduação em Química (PGQ) do Instituto de Química da UFRJ (IQ). Curso pioneiro da pós-graduação do ramo, o PGQ completa, em 2008, 45 anos de existência.

A comemoração teve início hoje (04/12) com a solenidade de abertura, ocorrida no Auditório do Roxinho, localizado no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza. Angelo da Cunha Pinto, professor titular do Instituto, fez uma breve retrospectiva da história do Programa. “É importante que as novas gerações conheçam um pouco da história da pós-graduação brasileira – iniciada em meio a grandes agitações políticas – pois esta é uma das histórias de sucesso da educação deste país”, afirmou.

A decana do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN/UFRJ), professora Angela Rocha dos Santos, reconheceu o esforço de docentes e discentes ao longo dos anos para que a pós-graduação do IQ conquistasse o nível de excelência. Para a professora, o trabalho coletivo rendeu frutos que estão sendo colhidos agora. Santos espera que as marcas construídas estendam-se ainda por muitos outros anos.

Durante a cerimônia, além de Santos e Pinto, foram homenageados por sua contribuição ao ensino de Química Sylvia Vargas, vice-reitora da UFRJ; Angela Uller, pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade; Cássia Turci, diretora do IQ; Hélio Alves, prefeito da Cidade Universitária; Jorge Guimarães, presidente da CAPES e Carlos Kaiser, coordenador do programa de Pós-graduação em Química.

A programação conta ainda, dentre outras atividades, com uma mesa-redonda, cujo tema é “Os novos caminhos da Pós-graduação de Química no Instituto de Química da UFRJ”. O encerramento da comemoração acontece às 17h em um coquetel de confraternização.