Categorias
Memória

“O Mito do Colapso do Poder Americano”

 Esse é o título do livro lançado nesta quinta-feira, dia 4 de dezembro, no Auditório Manuel Maurício do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ. A obra, da Editora Record, de José Luis Fiori, Carlos Medeiros e Franklin Serrano, professores do Núcleo de Estudos Internacionais do Instituto de Economia, foi lançado em mesa-redonda com a participação dos autores.

Os professores, anunciados também como integrantes do corpo docente do curso de pós-graduação em Economia Política Internacional, que inicia em 2009, contaram sobre a composição do livro e a abordagem adotada por cada um deles.

– O livro surgiu durante uma conversa entre nós três no final de 2007. Discutimos na ocasião sobre a abordagem de políticas internacionais, que acreditávamos estar muito defasada -, conta Franklin Serrano. Ele também explica que, com a recente crise norte-americana, iniciada com o colapso do setor imobiliário, a obra acaba por caracterizar uma fase imediatamente anterior à conjuntura atual.

Já Carlos Medeiros, conta no livro sobre as diferenças no processo de transição para o capitalismo da ex-URSS/Rússia e da China. José Luis Fiori, por sua vez, é mais genérico em sua apresentação, não entrando em detalhes sobre a abordagem que adota no livro. Entretanto, é enfático: “A crise atual não significa o fim do governo dos Estados Unidos ou do Capitalismo”, afirma o especilista.