Hospital Universitário recebe apoio da Igreja

Nesta sexta-feira, dia 5, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ recebeu uma visita que promete firmar o apoio da Igreja à saúde contribuindo para que o hospital volte ao seu funcionamento pleno. Dom Dimas, Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pode conhecer o estado em que se encontram diversos setores da unidade, acompanhado pelo Diretor Geral do HUCFF, Alexandre Pinto Cardoso, e pelo coordenador do Programa de Transplante Pulmonar, Carlos Henrique Boasquevisque.

Para o Secretário Geral, é papel do Estado garantir condições básicas de saúde para os cidadãos. “Certa vez, visitando determinado hospital do Rio de Janeiro, encontrei uma senhora grávida, provavelmente já próxima do parto, sozinha segurando a barriga com uma mão e o soro com a outra enquanto procurava um lugar onde pudesse ser atendida”, conta Dom Dimas, ressaltando a necessidade de o Governo voltar sua atenção para o sistema de saúde atual. “O direito da saúde deve estar aliado ao conhecimento, pois ele gera não só progresso, como também autonomia”, completa.

Carlos Henrique Boasquevisque, por sua vez, destacou a urgência de o HUCFF em estabelecer novas parcerias que permitam aos profissionais de saúde exercerem sua atividade fundamental, isto é, oferecer tratamento aos pacientes e tentar mediar seu sofrimento. “Quando os pacientes vêm nos procurar, eles têm fé e esperança de que poderemos resolver seu problema. Mas, no momento, por várias razões, não temos condições de realizar este tipo de procedimento da maneira que precisamos fazer”, revela Boasquevisque referindo-se ao Programa de Transplante Pulmonar.
– Peço ajuda para podermos conseguir recursos e, assim, exercer a nossa função da maneira que desejamos. Queremos fazer nosso trabalho bem-feito, o que trará uma série de benefícios para pessoas que contam com a saúde pública. São pessoas carentes que não têm como ir a São Paulo ou Porto Alegre para realizar um procedimento que poderíamos fazer aqui com excelência – afirma o coordenador do Programa.

Tanto para Boasquevisque quanto para Alexandre Pinto Cardoso, diretor do HUCFF, a visita de Dom Dimas é motivo de orgulho e esperança. “É preciso assumir essa responsabilidade em outras frentes. É algo que deve ser compartilhado. Portanto, estamos procurando as parcerias e ajudas onde elas existem. Fico orgulhoso de ter esse apoio da Igreja”, comemora o diretor