">A equipe da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ recebeu o Prêmio Saúde é Vital, da Editora Abril, com o trabalho “Efeito do exercício na saúde mental em idosos”.

Pesquisa com idosos recebe Prêmio Saúde é Vital

A equipe da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ recebeu o Prêmio Saúde é Vital, da Editora Abril, com o trabalho “Efeito do exercício na saúde mental em idosos”. A pesquisa retratou, por meio de exames de eletroencefalograma, as transformações que um programa de exercícios promove no cérebro ao longo do tempo. O trabalho é inédito, visto ser a primeira vez que se realiza este tipo de observação em seres humanos.

A avaliação foi focada em idosos com depressão. Os voluntários submeteram-se a um eletroencefalograma antes de um programa de treinos, e outro um ano depois. Os resultados foram de diminuição nos sintomas de depressão e mudanças positivas nos padrões de ondas cerebrais, quando comparados os que se exercitaram e os sedentários.

Trata-se de um estudo realizado em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, com autoria de Andréa Deslandes, Helena de Moraes, Jerson Laks, Heitor Silveira, Raphael Mouta, Cynthia Arcoverde, Fernando Pompeu e Evandro Coutinho. Os próximos passos serão a realização dos mesmos procedimentos com portadores de Alzheimer e doença de Parkinson.