Categorias
Memória

Música no Fórum encerra temporada com Orquestra Sinfônica da UFRJ

Em 2008, o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ recebeu grandes músicos do cenário nacional e internacional pela série Música no Fórum. Para encerrar a temporada, a Orquestra Sinfônica da UFRJ realizará segunda, 1º de dezembro, concerto sob a regência do maestro Ernani Aguiar (foto). Serão apresentadas obras como Cânon, de Johann Pachelbel; Concerto a Quattro Op.5 Nº 2 em ré menor, de Giuseppe Torelli; Serenata para violão e orquestra de cordas, de Marco Pereira; e Danças Rumenas para cordas, de Bela Bartok. O evento será às 19 horas, no Salão Dourado e a entrada é franca.
    
A Orquestra Sinfônica da UFRJ foi criada em 1924, sendo uma das mais antigas do Rio de Janeiro. Grandes nomes passaram pelo grupo, como o violoncelista Iberê Gomes Grosso, os violinistas Oscar Borgerth e Mariucia Iacovino e o compositor Lorenzo Fernandez. A orquestra já apresentou importantes espetáculos líricos com destaque para as óperas O Barbeiro de Sevilla, de Rossini; Le Villi e Madama Butterfly, de Puccini; La Traviata, de Verdi; e Fosca e Lo Schiavo, de Carlos Gomes. Desde 1998, OSUFRJ é dirigida pelos maestros Ernani Aguiar e André Cardoso.
 
Neste concerto, a orquestra será regida por Ernani Aguiar. No Brasil, o maestro iniciou os estudos em música, e depois se aperfeiçoou em regência na Itália e na Alemanha. Durante a carreira, atuou nas principais orquestras brasileiras, como na Orquestra Sinfônica Nacional. Gravou um CD, em 1994, dedicado à obra de César Guerra-Peixe. Atualmente, é professor de composição e regência da Escola de Música da UFRJ e membro da Academia Brasileira de Música.
 
Para o maestro será um grande prazer se apresentar no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, porque a orquestra estará em casa. “Tanto a Capela como o Salão Dourado são lugares deliciosos e muito aconchegantes, além de terem uma ótima acústica. Espero que em 2009 possamos tocar mais vezes nestes espaços”.