Categorias
Memória

Jornalismo e empreendedorismo

O aluno Filipe Macon Pereira dos Santos, do 5º período de Jornalismo da Escola de Comunicação Social da UFRJ (ECO), apresentou nesta quarta, dia 5, seu trabalho Perfis Samuel Wainer X Assis Chateaubriand na JIC 2008. Filipe defende a idéia de que é muito importante para a profissão de jornalista uma formação em administração e gestão de empresas. Para comprovar esta tese, usou como exemplo a história dos jornalistas e empresários Samuel Wainer, fundador e editor-chefe do jornal popular Última Hora, criado em 1951, e Assis Chateaubriand, criador e presidente de uma das maiores cadeias de comunicação do país no século XX, os Diários Associados.

Segundo o aluno, estas conhecidas e controversas personalidades do meio jornalístico são exemplos de profissionais com felling empresarial. Contrapondo a postura de ambos na condução de suas empresas, Filipe concluiu que, apesar de atitudes antiéticas adotadas por ambos, o modelo de administração empregado por eles pode contribuir para as empresas jornalísticas atuais se reformularem e atualizarem suas demandas.

“Tendo técnicas de gestão, o jornalista pode maximizar sua corporação no mercado”, afirmou o aluno, que acredita no patrocínio e na exploração direcionada da publicidade como boas estratégias para o desenvolvimento de um jornal. ”A publicidade pode se reestruturar e vincular mensagens que estejam em sintonia com as notícias jornalísticas”.


Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008