Categorias
Memória

Avenidas cariocas são tema de apresentações na JIC 2008

No terceiro dia de apresentações da XXX da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural (JIC 2008), alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ) apresentaram estudos acerca do tecido urbano da área central da cidade do Rio de Janeiro.

Aline Souza, João Paulo Teixeira, João Pedro Néri, Karina Comissanha e Teresa Hersen expuseram o trabalho “Avenida Presidente Vargas: Um Projeto Inacabado?”. A pesquisa se propõe a analisar construções e vazios presentes na avenida, de forma a investigar se o projeto arquitetônico inicial foi concluído.

Orientados pela professora Andréa Borde, os estudantes realizam um trabalho de análise tridimensional e sobreposição de mapas, visando observar a formação urbana na área adjacente à avenida estudada. A pesquisa está ainda em elaboração. No entanto, segundo a aluna Karina Comissanha, já é possível concluir que a Presidente Vargas é um projeto inacabado, porém em permanente construção.

Já as estudantes Maria Laura Rosenbusch e Nathalia Alcântara apresentaram a pesquisa “As Contradições da Avenida Central Carioca no Ideário Estético do Urbanismo Acadêmico”. O estudo estabelece uma análise comparativa entre a Avenida Central, atual Rio Branco, e a Avenida de Mayo em Buenos Aires, Argentina.

As alunas esclareceram que as vias assemelham-se em pontos históricos e geográficos. No entanto, distinguem-se por a Avenida de Mayo conservar uma história fortemente preservada, enquanto a Avenida Rio Branco busca acompanhar as transformações ocorridas em todo o mundo. Assim, coexistem nesta prédios históricos e modernos.

Os orientadores da pesquisa são Roberto Segre, Naylor Villas Boas e Andréa Borde.


Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008