Faculdade de Odontologia comemora 75 anos

Na manhã desta terça, dia 25, o auditório Pedro Calmon, do Fórum de Ciência e Cultura, ficou lotado para o início da comemoração dos 75 anos da Faculdade de Odontologia. O curso já existia antes de 1933, mas foi só a partir daquele ano que ele se desvinculou da Faculdade de Medicina.

O evento promoveu o reencontro de gerações distintas e a reaproximação de antigos amigos que trabalharam juntos na faculdade. Estavam presentes profissionais aposentados da instituição, assim como professores do atual corpo docente e convidados ilustres. Além disso, foi realizada uma cerimônia solene em homenagem à Faculdade de Odontologia, na qual estavam: Aloísio Teixeira, reitor da UFRJ; Sylvia Vargas, vice-reitora; Hélio de Mattos Alves, prefeito da Cidade Universitária; Ednilson Porangaba Costa, diretor da faculdade, além de integrantes da congregação da Faculdade de Odontologia.

Rafael Arouca, um dos professores da instituição, fez questão de prestar uma homenagem, ao contar, através de uma produção audiovisual, a história da faculdade, ressaltando os eventos mais marcantes. A Faculdade de Odontologia da UFRJ, primeiro curso a oferecer o ensino no país, surgiu graças à iniciativa do Visconde de Sabóia, que conseguiu permissão junto ao imperador D.Pedro II para dar início a suas atividades, numa época em que ela ainda fazia parte da Faculdade de Medicina. Com o seu desenvolvimento, o curso de Odontologia considerava cada vez mais necessário ser independente. Em 28 de novembro de 1933, com a atuação do então diretor da faculdade José Ferreira Pires, esse objetivo foi conquistado.

A partir de 1937, a instituição ganhou o nome de Faculdade Nacional de Odontologia, e expandiu seus corpos docente, discente e administrativo. Além disso, o curso conseguiu ampliar as suas instalações na Praia Vermelha. Porém, no início dos anos 70, o curso seria transferido para a Cidade Universitária, fazendo parte do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Ao final da apresentação, Rafael Arouca comentou as metas da faculdade para o futuro: “O objetivo neste início de século XXI é continuar desenvolvendo o curso, melhorar a qualidade dos profissionais e ampliar nossa infra-estrutura”.

O reitor Aloísio Teixeira entregou a placa comemorativa dos 75 anos da Faculdade de Odontologia para Ednilson Porangaba Costa, diretor atual da faculdade, que por sua vez ressaltou a importância do evento: “Esse é o momento de resgate e reflexão da identidade da instituição”. Outras placas foram entregues aos representantes dos diversos segmentos da faculdade, como a área técnico-administrativa e os departamentos de clínica odontológica, de próteses e materiais dentários e de odontopediatria.

O professor Sebastião Pires, filho de José Ferreira Pires e sobrinho de Washington Pires (ministro da Educação no primeiro governo de Getúlio Vargas), também homenageou a faculdade. “É com orgulho que hoje represento os professores que cresceram nessa instituição, que fizeram parte dela e que  ajudaram a construí-la”, afirmou Sebastião.