Ex-professor da Faculdade de Medicina lança livro

Nos tempos em que a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) era Universidade do Brasil, a Faculdade de Medicina contava com aulas do professor George Doyle Maia. Ele, que em 2007 recebeu homenagem de ex-alunos renomados na área médica, relembrou o passado acadêmico nesta quarta, dia 26, no Fórum de Ciência e Cultura durante o lançamento do livro "A Nacional de Medicina, 200 anos: do Morro do Castelo à Ilha do Fundão".

No livro, com fotos e cartões-postais antigos do Rio de Janeiro, George Doyle faz um registro histórico das passagens da Faculdade de Medicina por diversas locações na cidade. A Faculdade foi criada em 1808, ano da chegada da família real portuguesa no Brasil, num local onde funcionava o Hospital Militar do Morro do Castelo. Em 1918, depois de o prédio no Morro do Castelo ter sido demolido, a Faculdade foi transferida para a Praia Vermelha, onde ficou até 1972.

O professor recebeu amigos da Universidade Santa Úrsula, onde ocupa o cargo de reitor. Estiveram presentes, dentre outros convidados, o diretor da Faculdade de Medicina, Antonio Ledo, e a vice-reitora da UFRJ, Sylvia Vargas, que chegou a ser monitora da disciplina de Histologia ministrada por George Doyle.