">Depois do processo de revitalização entre 2005 e 2008, a Escola de Belas Artes reabre, na próxima terça-feira (2/12), o Museu D. João VI. A cerimônia será realizada às 15 horas, no prédio da Reitoria.

Escola de Belas Artes reabre Museu D. João VI

A Escola de Belas Artes reabre, na próxima terça-feira (2/12), o Museu D. João VI. A cerimônia será realizada às 15 horas, no 7º andar do prédio da Reitoria.

O museu foi criado pelo professor Almir Paredes Cunha, em 1979, para abrigar o acervo artístico da EBA. A partir da década de 1980, o Museu começou a apresentar problemas de infiltrações, que acabaram prejudicando a iluminação e provocaram o fechamento do espaço expositivo.

Com o objetivo de revitalizar o Museu, foi elaborado o Projeto Memória da Arte Brasileira dos Séculos XIX e XX: revitalização do Museu D. João VI da EBA / UFRJ, coordenado pela professora Sonia Gomes Pereira, que foi premiado pelo Edital da Petrobras Cultural em maio de 2004.

As obras de restauração começaram em 2005 e, ao longo de três anos e meio, uma equipe formada por professores e alunos da EBA e alguns técnicos contratados pela Petrobrás conseguiu promover a higienização e conservação do acervo, a disponibilização do catálogo do acervo em site online e a modernização da reserva técnica.

O novo Museu D. João VI é constituído por recepção, seção técnica, seção de pesquisa, espaço da peça em destaque, ateliê de medalhística, diversas reservas técnicas (acervo de papel, medalhística, livros raros, esculturas, coleção Ferreira das Neves e pinturas), além de depósito.

Na reinauguração, a reserva técnica será aberta para ensino e pesquisa, resguardados os cuidados necessários à conservação e à segurança do espaço.