Categorias
Memória

UFRJ comemora 30 anos de estudo e atendimento a ELA

O Instituto de Neurologia Deolindo Couto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro está completando 30 anos atendimento ininterrupto, de um programa acadêmico completo, que atua na área de assistência, ensino, pesquisa, e na área de extensão. Além de estudo da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), que se tornou uma referência nacional na área. A partir dos estudos de José Mauro, professor da Faculdade de Medicina da UFRJ e coordenador geral do Setor de DNM-ELA e um dos pioneiros na área, outros pesquisadores do mundo começaram a estudar a forma mental da ELA, incentivados pelo avanço tecnológico (técnica de neuro imagem: ressonância nuclear magnética, tumografia computadorizada do crânio, entre outros).

De acordo com José Mauro esta é uma doença crônica, degenerativa, fatal, e incomum, que acomete o adulto, na faixa de 40-50-60 anos, e é caracterizada pela atrofia, paralisia, distúrbios da fala. No entanto, atualmente a doença vem se tornando mais comum, embora não seja freqüente, afirma o especialista.

Os 30 anos de ELA,também conhecida como doença de Charcot, será lembrado com um simpósio que acontece nessa sexta-feira, dia 28, no South América Hotel, em Copacabana. O evento, que começa as 9h tem a participação de especialistas em neurologia da UFRJ, FIOCRUZ, UNIFESP, HSE, entre outros. Para mais informações ligue para 2247-0867 ou passe um email para velgereventos@terra.com.br