Categorias
Memória

Escola de Comunicação realiza Fórum Livre de Direito Autoral

A Escola de Comunicação da UFRJ (ECO) promove nos dias 15, 16 e 17 de dezembro o Fórum Livre de Direito Autoral – O Domínio do Comum, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e a Rede Universidade Nômade. O evento, que terá lugar no auditório Pedro Calmon do Forum de Ciência e Cultura, tem por objetivo abrir um espaço de sobre os impasses e problemas da legislação de propriedade intelectual, abordando questões como a proteção legal dos direitos autorais e o cenário social e tecnológico que provoca mudanças no conceito tradicional desse direito.

O Fórum conta com a presença de renomados especialistas em capitalismo contemporâneo, como o italiano Antonio Negri e o norte-americano Michael Hardt, autores dos livros Império e Multidão e outros convidados internacionais da França, Itália, Espanha, EUA e países da América Latina. Além destes, estarão presentes o Ministro da Justiça, Tarso Genro, o Secretário de Políticas Públicas do Minc, Célio Turino, e o Coordenador Geral do Direito Autoral do Minc, Marcos Alves de Souza.

A programação é formada por oito mesas-redondas, abertas ao público, que serão transmitidas on-line no site do Forum de Ciência e Cultura da UFRJ. Ao final do Fórum, as propostas discutidas serão encaminhadas para o Ministério da Cultura em carta aberta da sociedade civil a fim de promover mudanças na lei de direitos autorais. Os interessados podem se inscrever e conferir a programação completa no endereço http://forumdireitoautoral.pontaodaeco.org.

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ fica localizado no campus Praia Vermelha, no 2º andar do Palácio Universitário, Av. Pasteur, 250.