Uma questão de segurança

Nesta segunda-feira, dia 24, aconteceu a 46ª Reunião do Plenário de Decanos e Diretores. Antônio Carlos Thomé, professor do Centro de Ciências da Matemática e da Natureza( CCMN ), apresentou o sistema KAPTA ,que controla a entrada e saída de veículos no campus da UFRJ. Além disso, foram discutidas propostas do Plano Diretor e assuntos gerais da universidade.

A equipe de desenvolvimento do sistema de segurança é formada por dois alunos do Mestrado em Computação, três alunos do departamento de Ciências da Computação (DCC) e cinco alunos do departamento de Engenharia Eletrônica (DEL).

O KAPTA é um banco de dados. Nele, estão registradas informações como a placa  e a  cor de todos os carros que tem acesso à Cidade Universitária.Os cadastros são feitos via  internet através do SAPROS e, em seguida,  enviados para o KAPTA. O sistema conta também com o monitoramento feito por dezoito câmeras de alta resolução e seis viaturas que patrulham o campus das 6h às 23 h.

Segundo o professor Thomé, os principais objetivos do projeto são auxiliar no monitoramento, controlar o acesso dos veículos à Cidade Universitária, aumentar o grau de segurança no interior do campus e promover meios para a identificação rápida de situações de risco.

A implantação do sistema deve acontecer entre o fim de 2008 e o início de 2009. Os próximos passos do projeto são a instalação da sala de controle, a instalação das redes wirelles, a instalação de cancelas nas três entradas da universidade, a instalação de duas lombadas eletrônicas, que serão construídas na UFRJ a fim de baixar os custos do empreendimento, e o recadastramento dos veículos.