III Volta da UFRJ

Cerca de 500 competidores participaram da III Volta da UFRJ, no último dia 16. Alunos, professores, servidores técnicos-administrativos, além do público externo, percorreram os 10 km de prova sob uma temperatura superior a 30 graus.

Mais do que chegar em primeiro, prevaleceu o espírito esportivo. Para os organizadores, o evento teve como objetivo posicionar a Cidade Universitária como local de prática esportiva além de formar profissionais capacitados para atuar em competições do gênero.

A prova foi muito disputada desde a largada e os competidores mantiveram o ritmo forte durante todo o percurso. Se no pelotão de trás, o clima foi de descontração, os primeiros lugares foram disputados por atletas profissionais. Corredores da Marinha, do Corpo de Bombeiros e outras equipes também enviaram representantes. Mas o ambiente democrático e solidário promoveu a harmonia entre jovens, velhos, magros, gordinhos e portadores de necessidades especiais.

Vítima de uma hérnia de disco que prejudicou os movimentos do lado esquerdo de seu corpo, Wanderlei Alves completou a prova após 2h06’.

José Saraiva Frasão Júnior foi o primeiro a cruzar a linha de chegada com o tempo de 31’50”. Vencedor também da I volta da UFRJ, Frasão compete nas distâncias de 5, 10 e até 20 km. Ele deu a dica de como se tornar um atleta campeão.

Francilene Araújo foi a vencedora entre as mulheres com o tempo de 39’17”. Ela contou que antes da largada já havia corrido 10 km como parte de seu treinamento diário. Aos 36 anos e com um currículo invejável, a atleta não esquece as origens e afirma que não pretende se aposentar antes dos 50 anos.

O árbitro da Federação de Atletismo do Rio de Janeiro, José Luiz de Souza avaliou os pontos positivos e negativos da prova. Mesmo com considerações sobre sinalização e pontos de água, o representante deu, em primeira mão, a notícia de que em 2009, a IV volta da UFRJ já fará parte do calendário oficial da federação de atletismo do Rio de Janeiro.

Veja aqui a matéria em vídeo sobre a corrida.