Expedição Caminhos de Darwin no Rio comemora 150 anos da Teoria da Evolução

A Teoria da Evolução das Espécies por meio da Seleção Natural, desenvolvida pelo naturalista britânico Charles Darwin e, independentemente, por Alfred Wallace, completa 150 anos em 2008. Em 2009, serão celebrados os 200 anos do nascimento de Darwin e os 150 anos de seu livro clássico A Origem das Espécies.

Como parte das comemorações, o Ministério da Ciência e Tecnologia e instituições científicas do Rio de Janeiro estão organizando a Expedição Caminhos de Darwin, que contará com a presença de seu tataraneto, Randal Keynes, e percorrerá o mesmo caminho que o naturalista fez quando esteve no Rio de Janeiro, em 1832. Prevista para os dias 26, 27, 28 e 29 de novembro de 2008, a expedição envolverá 12 municípios e terá a participação de cientistas, professores, alunos e jornalistas.

O encantamento do cientista durante a passagem pelo Rio revela-se em vários momentos de seu diário. Em um dos trechos, afirma “Mal posso esperar o grande prazer de passar algumas semanas neste lugar muitíssimo calmo e belo. O que se pode imaginar de mais delicioso do que observar a natureza em sua forma mais grandiosa nas regiões dos trópicos?”

Durante a viagem, serão inauguradas placas comemorativas, com mapa do Estado, sinalizando o trajeto de Darwin e observações do seu diário sobre o lugar. Palestras de divulgação científica sobre o que o naturalista observou em cada local, exibição de vídeos, exposição, apresentação das espécies citadas em seu diário e do hino nacional cantado em Tupi Guarani por alunos de Araruama estão entre as atividades previstas nas inaugurações.

A expedição também ressaltará a importância da viagem do naturalista para a ciência e para a preservação do patrimônio histórico e geológico da região e criará um novo roteiro turístico educacional e científico no Estado, resgatando a visita de Darwin ao Norte Fluminense como roteiro para suas pesquisas. Ela terá o seguinte trajeto: Rio de Janeiro (Jardim Botânico), Marica (Fazenda Itaocaia), Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio (Fazenda Campos Novos), Casimiro de Abreu (Barra de São João), Macaé, Conceição de Macabu (Fazenda Sossego), Rio Bonito, Itaboraí e Niterói.