">O “Prêmio Fórum de Ciência e Cultura” da UFRJ prorrogou as inscrições até 17 de dezembro próximo. O primeiro colocado receberá um prêmio de 7 mil reais, e o segundo, de 3 mil reais. O tema, “O Palácio Universitário da Praia Vermelha”, é bastante rico e pode ser explorado sob os mais diversos ângulos e das mais diversas formas.

Prorrogadas as inscrições para o Prêmio do Fórum

Construído para abrigar um hospital de alienados e idealizado na forma de um monumento público, o Palácio Universitário da Praia Vermelha foi cenário de dramas, de estudo e pesquisa, de diversas obras de restauração, de manifestações políticas e culturais, de atos de arbítrio e violência, de debates infindáveis sobre a construção de um país mais justo, de vivências que marcaram fortemente a adolescência de tantos universitários, alunos e professores que por lá passaram ou ainda estão.

Durante os últimos seis meses, a peça “Estação Terminal”, um monólogo da atriz Tuca Andrade, fez enorme sucesso recriando, nas próprias instalações onde hoje funciona o Fórum de Ciência e Cultura, o ambiente do hospício onde Lima Barreto foi internado e dando voz à sensação de despedaçamento descrita pelo escritor.

Assim como a vivência de Lima Barreto no cenário do Palácio da Praia Vermelha foi descrita em peça de teatro, outros olhares, sentimentos e lembranças podem ser expressos em ensaios, contos, monografias, textos de dramaturgia e textos científicos. De caráter testemunhal, ficcional ou acadêmico.

O prêmio é aberto para não só para alunos, ex-alunos e professores da UFRJ, mas para todo e qualquer interessado. O edital do prêmio encontra-se no site www.forum.ufrj.br.