Nova Escrita em Cena antecede Mostra de Teatro da UFRJ

Aconteceu na última quinta-feira, dia 13, a última mesa-redonda do evento Nova Escrita em Cena – uma parceria do projeto Fórum em Cena, do Fórum de Ciência e Cultura, e da Mostra de Teatro da UFRJ, organizada pelo curso de Direção Teatral. Com o objetivo de discutir as novas linguagens e formas de construção na produção de peças e filmes, foram convidados para o evento jovens dramaturgos, cineastas e críticos para apresentar suas visões sobre teatro e cinema em oficinas e debates.

Marina Vianna, atriz e professora do curso de Direção Teatral da UFRJ, foi a mediadora da mesa de encerramento, composta por Daniela Pereira de Carvalho, dramaturga indicada ao prêmio Shell de 2007 pela peça "Por uma vida um pouco menos ordinária", André Miranda, jornalista e crítico de cinema do jornal O Globo, Daniele Ávila, crítica de teatro e editora da revista eletrônica Questão de Crítica, e Philippe Barcinski, roteirista e cineasta, cujo primeiro longa – "Não Por Acaso" – recebeu 12 prêmios em festivais. Os convidados falaram sobre seus trabalhos e abordaram formas de diálogo que surgem na cena teatral e cinematográfica.

Daniele Ávila levantou a discussão sobre a origem da nova escrita. "Não necessariamente a inovação parte do jovem, como é esperado, pois a escrita própria pode ser uma nova escrita", afirmou. Já Daniela Pereira acredita que há uma contradição no debate sobre a nova dramaturgia. "A tradição é romper, o que é um paradoxo", disse.

Philippe Barcinski e André Miranda discutiram o fazer cinematográfico. Barcinski falou sobre sua experiência em filmes de curta e longa duração, e a diferença entre eles. "No curta-metragem é muito difícil criar um personagem, pois não há o tempo necessário para conhecê-lo. Já o que sustenta o longa é o personagem", disse o cineasta, premiado mais de 40 vezes por seus curtas, afirmando ter tido dificuldades para compor seu também premiado "Não Por Acaso", com 90 minutos, devido a essa e outras diferenças. Miranda, por sua vez, apresentou uma discussão sobre a existência ou não de uma fórmula para o sucesso e sobre a adaptação de livros para o cinema.

– Você tem uma história imensa, mas não tem como ambientar no filme. A saída é escolher em média dois personagens e contar a história do que acontece ao redor – explica o crítico.

VIII Mostra de Teatro da UFRJ

Encerradas as oficinas e mesas-redondas do evento Nova Escrita em Cena, teve início a programação da VIII Mostra de Teatro da UFRJ – Um espetáculo em nove atos. Neste fim de semana, foi realizado o projeto Três Dias, com três peças de Dias Gomes em um único espetáculo: O Berço do Herói, O Bem-Amado e o Pagador de Promessas.  Estudantes do 4º período de Direção Teatral e alunos de Artes Cênicas do 2º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação (CAp) fizeram a produção e encenação.

Até o dia 14 de dezembro, serão apresentados outros projetos experimentais dos formandos em Direção Teatral e o projeto final de Artes Cênicas do CAp, ambos da UFRJ. A Mostra acontece sempre às 20 horas na sala Oduwaldo Vianna Filho, na Escola de Comunicação (ECO/UFRJ). O endereço é Avenida Pasteur, nº 250 – campus UFRJ da Praia Vermelha.

Confira a programação
18, 19 e 20 de novembro
201. Criação coletiva. Orientação: Eduardo Vaccari e Denilson Lopes.

21, 22, e 23 de novembro
Morte Acidental de um Anarquista, de Dário Fo. Direção de Débora Lira. Orientação de Mário Piragibe.

25, 26 e 27 de novembro
HYXKO2 ou O Senhor Precisa Mesmo ir, Professor?, baseado em "Aprendiz de Feiticeiro, de Maria Clara Machado. Direção de Patrícia Teles. Orientação de Marcellus Ferreira.

28, 29 e 30 de novembro
Perdoa-me por me traíres, de Nelson Rodrigues. Direção de Michele Ferreira. Orientação: Mário Piragibe.

2, 3 e 4 de dezembro
A visita da velha senhora, de Friedrich Dürrenmatt. Direção de Kelly Coli. Orientação de José Henrique Moreira.

5, 6 e 7 de dezembro
Chá (gelado!) das cinco, de João do Rio. Direção de Gustavo Henrique. Orientação: José Henrique Moreira..

9, 10 e 11 de dezembro
Ao vento, de Diogo Liberano. Direção de Aline França e orientação de Eduardo Vaccari.

12, 13 e 14 de dezembro
Ameixa gorda de puro caldo que te inunda de doçura. Autoria e direção de Cecília Carvalhal. Orientação: Adriana Schneider

A VIII Mostra de Teatro da UFRJ está sendo acompanhada da exposição Tudo à Mostra, reunindo fotografias e objetos cênicos utilizados nas apresentações de 2007.