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Evasão e retenção estudantil são temas de seminário realizado pela Andifes

A evasão de alunos é um dos assuntos que têm causado preocupação em todo o mundo e não poderia ser diferente para os dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – IFES. Com o propósito de encontrar soluções para aumentar a taxa êxito em diplomação dos estudantes matriculados nos cursos de graduação, a Andifes, em parceria com a Rede Universia, irá realizar no próximo dia 20, seminário com o tema "Evasão e Retenção Discente nas IFES". O evento acontecerá em Macapá, sediado pela Universidade Federal do Amapá.

O seminário procura tratar de políticas públicas que podem ser implementadas no sentido de combater a perda de estudantes que começam os cursos de graduação e por algum motivo não conseguem concluir. Durante o evento, dirigentes e pró-reitores de graduação, pesquisa, extensão e assuntos comunitários das IFES, irão debater essas políticas juntamente com especialistas da área.

A primeira palestra do seminário traz a temática "Políticas de Combate à Evasão", com palestrante Rodrigo Ramalho, da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação. Logo em seguida, haverá a apresentação do professor Nelson Cardoso Amaral, da Universidade Federal de Goiás, sobre Evasão e permanência nas IFES.

Um panorama sobre a evasão no ensino superior brasileiro será dado pelo professor aposentado da USP e especialista da Lobo e Associados, Oscar Hipólito. Também haverá uma exposição sobre o sistema de identificação e mapeamento da evasão, com o professor Renato Cislagui, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Durante o evento, aalgumas IFES também apresentarão suas experiências de combate à evasão e à retenção.

No geral, a principal causa da evasão está relacionada à falta de recursos financeiros para que o estudante possa dar continuidade aos estudos. Um estudo feito pela Lobo e Associados Consultoria e publicado pela Fundação Carlos Chagas, aponta que, no período entre 2000 e 2005, a média da evasão no ensino superior federal foi de 11%.