Bruce Kover recebe título de Professor Emérito da UFRJ

Em sessão solene do Conselho Universitário, Warner Bruce Kover recebeu na última sexta, dia 14, o título de Professor Emérito da UFRJ, honraria máxima concedida pela instituição aos seus docentes. Kover foi um dos responsáveis pela implantação em 1964 do primeiro curso em Química Orgânica na Pós-Graduação do Instituto de Química (IQ), tendo exercido também o cargo de diretor do IQ de 1980 a 1895.

Estavam presentes à homenagem, no salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura, no campus da Praia Vermelha, Sylvia Vargas, vice-reitora, Hélio Mattos, prefeito da Cidade Universitária, Belkis Valdman, pró-reitora de Graduação, Ângela Rocha dos Santos, decana do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), Cássia Turan, diretora do IQ, e Anita Panek, professora emérita do IQ. Anita apresentou resumidamente a biografia de Bruce Kover e prestou-lhe uma homenagem.

– O título de emérito é um reconhecimento sobre alguém que fez do ensino seu modo de vida – afirmou Anita, referindo-se ao professor norte-americano naturalizado brasileiro. Ela também lembrou as correspondências que Bruce faz em seus ensinamentos, associando, por exemplo, a química ao jogo de xadrez.

– Ele sempre se esforçou para aplicar os meios mais convenientes de ensino em suas aulas – elogiou.

Para Cássia Turan, a comemoração dos 50 anos do Instituto de Química, a ser realizada em 2009, já começou com a homenagem ao novo professor emérito. “Grande parte da história em meio século de existência do IQ deve-se a Warner Bruce Kover. Ele é o exemplo de professor, que tem prazer em dar aulas”, disse a diretora. Kover continua atuante no IQ, oferecendo uma disciplina para a Pós-graduação no primeiro semestre e para a graduação no segundo.

Comovido com a homenagem, o professor contou que sua “vida brasileira começou em fevereiro de 1964” quando desembarcou no Brasil para uma estada de apenas 18 meses – mas que hoje somam 44 anos. Bruce afirmou também que aprendeu a língua portuguesa “no susto”, o que o levou a inventar muitas palavras que permanecem no seu vocabulário e que foram incorporadas por muitos de seus alunos. “Agradeço o aprendizado, a homenagem e o carinho de todas as pessoas que cruzaram o meu caminho”, encerrou Bruce Kover.

A outorga do título de professor emérito da UFRJ foi feita no final da cerimônia por Sylvia Vargas, que destacou a importância da homenagem feita ao professor por decisão unânime do conselho universitário. “Bruce Kover é o exemplo de que a ciência pode ser aliada ao carinho e generosidade, com dedicação ao ensino e formação de nossos jovens”, afirmou a vice-reitora.