Durante a comemoração pelos 15 anos do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (Sintufrj), foram levantados aspectos históricos da sua formação e enaltecida a importância da luta dos trabalhadores em diversas conquistas brasileiras como a redemocratização.

">Durante a comemoração pelos 15 anos do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (Sintufrj), foram levantados aspectos históricos da sua formação e enaltecida a importância da luta dos trabalhadores em diversas conquistas brasileiras como a redemocratização.

">
Categorias
Memória

Sintufrj completa 15 anos

Durante a comemoração pelos 15 anos do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (Sintufrj), foram levantados aspectos históricos da sua formação e enaltecida a importância da luta dos trabalhadores em diversas conquistas brasileiras como a redemocratização.

Durante a comemoração pelos 15 anos do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (Sintufrj), foram levantados aspectos históricos da sua formação e enaltecida a importância da luta dos trabalhadores em diversas conquistas brasileiras como a redemocratização. O evento ocorreu no Auditório Horta Barbosa, localizado no Centro de Tecnologia da Cidade Universitária.

A mesa de abertura foi composta por Francisco de Assis e Jeferson Salazar, coordenadores gerais do Sintufrj; Paulo Henrique e Vera Miranda, representantes da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra) e Natália Russo, representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Na abertura, foram apresentadas duas das principais conquistas alcançadas pelo sindicato: a lei da carreira e a autonomia universitária. “Estamos comemorando 15 anos de transformação do Sintufrj. Nossa luta é muito maior. Antes era um sistema associativo, com peso político, mas não havia do ponto de vista jurídico, a importância de entidade sindical. A participação desse sindicato no crescimento da universidade é motivo para comemorar todo dia”, declarou Francisco de Assis.

As divergências com outras organizações dentro da Universidade foram reconhecidas, mas se falou da importância em não fazer delas um retrocesso. A primeira palestra realizada abordou a carreira e a capacitação, o que, segundo declarou um dos coordenadores-gerais do Sintufrj, é uma luta que tem quase a mesma idade, mas foi conquistada há pouco tempo.

Durante esses 15 anos, passou-se de um trabalho assistencialista para o trabalhador a ações de combate, com lutas por direitos e greves, tendo início com a Associação dos Servidores da UFRJ (Asufrj), o que completa quase 30 anos de história e mobilização. Durante todo o dia são expostas amostras de artesanato, pachwork e pintura das Oficinas do Sintufrj.