Categorias
Memória

Conafísio: um marco para o curso de Fisioterapia

A abertura oficial do I Congresso Nacional de Fisioterapia da UFRJ (Conafísio) aconteceu na última sexta-feira (7/11), no Auditório Rodolpho Paulo Rocco. O evento teve como tema “30 anos de Fisioterapia na UFRJ” com o objetivo de destacar a atuação do curso, um dos mais recentes entre os agregados à Faculdade de Medicina.

De acordo com Ana Paula Fontana, professora adjunta do curso de Fisioterapia, este é um ano de muitas comemorações: além dos 30 anos de atuação do fisioterapeuta no ambiente acadêmico da UFRJ, os 200 anos da Faculdade de Medicina não foram esquecidos em seu discurso. “Durante estas três décadas, a Fisioterapia cresceu e se expandiu de forma expressiva em diversos setores da universidade. O evento promove a união do corpo docente, discente e técnico-administrativo da faculdade”, observou a professora.

Cícero Luiz de Andrade, coordenador do Curso de Fisioterapia, ressaltou a importância do ensino, pesquisa e extensão em âmbito nacional na área, enquanto Ana Borralho, diretora do curso, lembrou que em 2008 também são comemorados os dez anos de formatura da primeira turma.

Antônio Ledo, diretor da Faculdade de Medicina, homenageou Almir Valladares, decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e Ana Borralho: “Sinto-me honrado em estar entre o decano e a professora Ana. Sem a dedicação deles não estaríamos aqui”, declarou. Almir Valladares falou da importância do evento na comemoração dos 200 anos do ensino de Medicina na UFRJ: “O curso de Fisioterapia é um fruto da Faculdade de Medicina. Esta comemoração é uma vitória para a universidade. Desejo mais 200 anos de uma história de sucesso como a nossa”, concluiu.

Presentes à mesa estavam Almir Fraga Valladares, decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e Antônio Ledo, diretor da Faculdade de Medicina. Do curso de Fisioterapia, participaram a diretora Ana Borralho, o coordenador Cícero Luiz de Andrade, a vice-coordenadora Regina Célia Ferreira Rosa e a professora adjunta Ana Paula Fontana. Completaram a mesa Diego Torres, chefe do Serviço de Fisioterapia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Denise Lima, diretora secretária do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), e Vinícius Martins, aluno do curso.