Chuvas danificam salas de Nutrição

As chuvas que caíram na madrugada desta sexta-feira (14/10) trouxeram enormes prejuízos para o Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Salas alagadas, documentos danificados e materiais de pesquisa destruídos em várias lugares. O departamento de Nutrição e Dietética (DND), que fica no 2º andar e passava por reformas, foi um dos mais atingidos.

De acordo com relatos de funcionários e professores, o entupimento de uma calha no telhado foi o que provocou os estragos. Segundo a professora Fátima Lúcia de Carvalho Sardinha, equipamentos novos, recém-adquiridos e ainda nem instalados, estão comprometidos.

— É desperdício de recursos e de nosso esforço. Estamos há quase um ano esperando a conclusão da reforma para ter um laboratório próprio. Não deu nem para avaliar direito o tamanho do prejuízo, já que estamos com medo de ligar os equipamentos e provocar um curto-circuito —, disse ela desolada.

Os armários novos de madeira ainda nem instalados estavam encharcados e chamava a atenção as goteiras do teto, por onde a água ainda escorria sobre diversos aparelhos ainda sem uso.

A professora Glorimar Rosa, também do DND, procurava encontrar um lugar seguro para levar o que havia sobrado. “Perdemos muitas coisas. As bancadas estavam alagadas, as fichas de coleta de dados todas molhadas e ainda vamos verificar o estado dos computadores, já que a impressora, pelo estado em que encontramos, deve ter estragado”, disse.

De acordo com o administrador do prédio do Centro de Ciências e saúde (CCS), Sebastião Amaro Coelho, o entupimento na calha de escoamento foi provocado por uma garrafa plástica de refrigerantes, que estava  obstruindo o cano. “Cheguei às 5h30 ao prédio e com o vigilante da noite, verifiquei os corredores da Nutrição. Por volta das 7h30, fui ao telhado acompanhado por dois funcionários da empreiteira que faz obra no telhado e constatamos que não eram folhas causa do entupimento, mas sim a garrafa PET e outros objetos. Agora, vou encaminhar um relatório ao superintendente e ao decano para que as responsabilidades sejam apuradas”, explicou Coelho.

As águas trouxeram também problemas ao departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas, que fica sob o departamento de Nutrição. A Agência UFRJ de Notícias do CCS também sofreu com a chuva, pois o material empregado nas juntas de dilatação não impediu vazamentos sobre computadores.