Terceira Semana de Petróleo e Gás da UFRJ

vai até amanhã, sexta-feira (14/10), a “III Semana de Petróleo e Gás da UFRJ”, uma iniciativa dos estudantes de Engenharia de Petróleo e do Capítulo de Estudantes da Society of Petroleum Engineers da UFRJ. O evento é uma oportunidade de incentivar a integração entre a Universidade e as empresas do ramo.

A cerimônia de abertura ocorreu no Salão Nobre da Decania do Centro de Tecnologia (CT/UFRJ), na quarta-feira (12/11). Entre os presentes estavam Walter Suemitsu, decano do CT; Edson Watanabe, diretor de assuntos acadêmicos do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ);  Luiz Antônio D’Ávila, diretor da Escola de Química (EQ/UFRJ); Alexandre Leiras, integrante do conselho coordenador do curso de Engenharia de Petróleo e Gelson Serva, palestrante convidado e diretor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética, vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

O professor Leiras observou que se forma este ano a primeira turma de Engenheiros de Petróleo da UFRJ. Para o docente, os bons conceitos que o curso vem recebendo nos exames do Ministério da Educação é também motivo de comemoração. Além disso, Watanabe convocou os futuros graduados a buscar formas mais eficientes de se aproveitar o petróleo “Um recurso renovável, mas em uma escala de bilhões de anos”, disse.

Gelson Serva fez uma breve retrospectiva de sua trajetória profissional antes de tratar do tema da palestra – “O Petróleo e o Gás Natural no Panorama Energético Brasileiro”. Formado em Engenharia Civil pela UFRJ, Serva ingressou no ramo petroleiro há aproximadamente 25 anos. Naquela época, segundo ele, não havia curso superior de Engenharia de Petróleo. Os profissionais admitidos na Petrobras, empresa na qual o palestrante iniciou sua carreira, faziam primeiro uma especialização oferecida pela própria empresa antes de começar o trabalho. Aos poucos, o engenheiro galgou posições na estatal, até que, em 2005, foi cedido para a então iniciante Empresa de Pesquisa Energética.

Durante o panorama sobre o cenário energético do país, Serva fez observações sobre mudanças já perceptíveis e perspectivas para a distribuição da matriz energética brasileira daqui a 22 anos. Dentre as novidades, foi ressaltado o possível crescimento da utilização do álcool como combustível automotivo, em parte por causa da popularização dos “carros flex”, que funcionam com combinações de gasolina e álcool em qualquer proporção.

Informações sobre a programação do evento podem ser obtidas no site do evento, http://www.petroleo.ufrj.br/spetro/index.php. O endereço do local onde ocorrem as atividades é Avenida Athos da Silveira Ramos, 149, Cidade Universitária.