Propriedade intelectual em debate

Pirataria, propriedade intelectual, indústria do entretenimento e direitos autorais foram alguns dos temas da conferência ministrada por Leonardo Burlamaqui nesta segunda, dia 10, no Fórum de Ciência e Cultura, no campus da Praia Vermelha. Professor do Instituto de Economia (IE) da UFRJ, Burlamaqui fez críticas à ausência de debates sobre o tema da propriedade intelectual neste cenário de globalização e intensa circulação de informações.

Nesse novo ambiente, ele afirma que os jovens são os que melhor representam aqueles que lidam com as novas formas de aquisição do conhecimento, mas ao mesmo tempo estão vinculados a imagens negativas quanto ao sistema de copyright: “O sistema de copyright vem criminalizando a geração de adolescentes. As indústrias do entretenimento estão adotando ofensivas ferozes contra os jovens”.

Como democratizar o conhecimento foi outra questão apresentada por Burlamaqui. Ele critica a proteção de conteúdos ao questionar o objetivo desta medida. “Vemos que o conhecimento é tratado como mercadoria bastante protegida e quanto mais protegida, melhor. Mas qual o objetivo dessa super proteção?”, indagou.

A palestra intitulada “A nova ecologia do conhecimento: questões de governança” faz parte do ciclo “Governança do conhecimento”, que contou esse mês com mais duas conferências tratando especificamente da questão da propriedade intelectual e governança financeira. O ciclo foi organizado pelo Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento do Instituto de Economia da UFRJ.