Encontro de Pacientes do Hospital Universitário

Começou ontem (10/11) o VII Encontro de Pacientes do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), cujo tema é “Cidadania e responsabilidade social”. O evento, que acontece até o dia 12, promove a união entre profissionais de saúde e pacientes, que passam a compreender melhor o tratamento. Na abertura, o professor Alexandre Pinto Cardoso, diretor do HUCFF, ressaltou como é importante que os pacientes saibam do esforço feito para manter a estrutura do hospital, em constante luta contra a escassez de recursos.

Helena Maria Rodrigues Marins, coordenadora do Programa de Assistência Domiciliar Interdisciplinar (PADI), ministrou a palestra “O Funcionamento do PADI”. Ela listou como um dos objetivos do programa o desenvolvimento da assistência aos pacientes em ambiente familiar, com base em uma visão holística do homem. A palestrante considera positiva a inversão do movimento, em que o médico é quem vai ao paciente.

De acordo com ela, muitas vezes o não comparecimento à consulta ocorre devido não só à dificuldade de locomoção, mas também problemas nas comunidades onde vivem. O projeto proporciona ao médico uma visão melhor da realidade do paciente, alheia a seus problemas clínicos. Além disso, diminui os riscos decorrentes da hospitalização prolongada, auxilia na capacitação de alunos e ajuda no desenvolvimento de projetos e pesquisas.

Os participantes do projeto, que em sua maioria possuem mais de 65 anos, devem preencher requisitos como serem portadores de patologia crônica, residir na área do programa e apresentar um quadro médico de baixa complexidade (que não necessita de estrutura hospitalar). Entre os profissionais envolvidos, estão alunos da Escola de Enfermagem Anna Nery e da Faculdade de Medicina.

A palestra terminou com a exibição de fotos do projeto, mostrando o atendimento e as dificuldades enfrentadas, como a de acesso às comunidades. O Encontro também promoveu as mesas-redondas “Melhorando a qualidade da assistência através dos grupos” e “A paz começa com você”, e segue hoje com a programação das mesas-redondas, Parceria do JECRIM com o HUCFF e Espaços de Controle Social.