Categorias
Memória

“Dr. Medronho” contra a dengue

Por sua incansável luta contra a dengue, o epidemiologista Roberto Medronho vai receber, nesta terça-feira (11/11), o prêmio Carioca do Ano, concedido pela Veja Rio. Eleito na categoria Defensor da Cidade, o Chefe do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da UFRJ receberá o título em cerimônia no Copacabana Palace, às sete e meia da noite.

No dia seguinte à premiação, Roberto Medronho vira personagem de gibi. Depois de ajudar a divulgar os riscos da doença em mídias tradicionais, como jornal, rádio e televisão, ele fará sua estréia em revista em quadrinhos, na pele do “Dr. Medronho”. Ajudado por alguns meninos, o personagem  promoverá ações de combate à proliferação do mosquito transmissor (Aedes aegypti) que poderão ser copiadas, fora da ficção, pelos moradores da cidade.

O lançamento da Revista, que terá tiragem inicial de 60 mil exemplares e será editada pelo Senac, ocorrerá  no Palácio Guanabara, com a presença do Governador Sérgio Cabral.

Na guerra contra a doença, a informação é arma indispensável, avalia Roberto Medronho. Um maior conhecimento sobre as suas causas pode ajudar a reduzir o risco de nova epidemia de dengue tipo 2 no próximo verão. Além da capital, estão sob ameaça municípios da Baixada, Norte e Sul Fluminense, áreas com registros esparsos de pessoas infectadas nos últimos anos.