">Começou, neste domingo, 9 de novembro, a primeira fase do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ. Os candidatos realizaram as provas não-específicas do Vestibular 2009. As avaliações tiveram início às 9h, com duração de 5 horas.

UFRJ realiza primeira fase do Vestibular 2009

Começou, neste domingo, 9 de novembro, a primeira fase do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ. Os candidatos realizaram as provas não-específicas do Vestibular 2009. As avaliações tiveram início às 9h, com duração de 5 horas. Dos 51.558 estudantes previstos para comparecerem aos locais de prova, 2.720 se ausentaram, totalizando 5.28% de faltosos, porcentagem inferior à verificada em 2007, quando 7.63% dos inscritos não foram às provas da primeira fase.

Desde as 15 horas desse domingo, o gabarito das provas dessa primeira etapa está disponível no endereço www.vestibular.ufrj.br.

A UFRJ disponibilizou ônibus gratuitos para o transporte de estudantes que realizaram o exame na Cidade Universitária, com pontos de parada em Bonsucesso e na passarela da Linha Vermelha, em frente ao Hospital Clementino Fraga Filho. Das 6h às 9h, os coletivos circularam com intervalos de 15 minutos. Das 11h30 até às 16h, os intervalos foram de uma hora.

Na entrada dos estudantes, as digitais dos vestibulandos foram coletadas. Detectores de metais, que visavam à coibição do uso de aparelhos eletrônicos, como celulares, MP3 players e relógios com mostradores digitais, foram instalados nos banheiros dos locais de prova.

O reitor Aloísio Teixeira percorreu salas onde estavam sendo ministradas as provas de Vestibular na Faculdade de Letras, na Ilha da Cidade Universitária, e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Neste ano, a UFRJ está oferecendo 7.682 vagas, 857 a mais do que em 2007. Foram implementados sete novos cursos (Terapia Ocupacional, Saúde Coletiva, Bacharelado em Ciências da Matemática e da Terra, Comunicação Visual Design, História da Arte, Licenciatura em Ciências Sociais e Relações Internacionais) e criadas 4 novas turmas, 3 delas (Enfermagem, Medicina e Nutrição) em Macaé e 1 (Biofísica) em Xerém. Há também 100 novas vagas para o curso de Engenharia que poderão ser disputadas através da sub-opção Básico em Engenharia.

Em entrevista à imprensa, Aloísio Teixeira explicou que a idéia da universidade é criar cursos inovadores na área de Biotecnologia e Nanotecnologia em Xerém. O reitor comentou, ainda, que pretende, em 3 anos, triplicar a capacidade do alojamento estudantil da UFRJ, que, hoje, conta com 500 vagas. Por fim, Aloísio enfatizou a necessidade de os estudantes se envolverem com a Pesquisa logo nos primeiros períodos do seu curso: “Para o Ensino Superior avançar, os estudantes devem ingressar na universidade já participando e produzindo pesquisas”, ressaltou.

A segunda fase do Vestibular 2009 acontecerá no próximo dia 23 de novembro.