Terapia Gênica Experimental em Glaucoma

A aluna Isadora de Araújo Oliveira, do 4° período de Ciências Biológicas Modalidade Médica, pesquisou um tipo celular encontrado na retina, responsável por levar as informações nervosas captadas até os centros cerebrais superiores para interpretação. Sob orientação do professor Rafael Linden, do Instituto de Biofísica, ela explicou que o tipo celular estudado tem relação com o glaucoma, no trabalho intitulado “Modelo de Hipertensão Intra-ocular Aguda para testes de Terapia Gênica Experimental em Glaucoma”.

Dados mostraram que a superexpressão (produção celular em maior quantidade) de uma proteína protegeria as células contra a degeneração. A aluna procurou estabelecer uma terapia gênica de forma clínica para utilização na medicina e utilizou de um modelo próximo à situação real da doença. Assim, optou-se por aumentar a pressão intra-ocular, um dos fatores de risco, injetando uma solução salina na câmara anterior do olho e mantendo a pressão elevada por duas horas. Após 14 dias de indução da doença, é realizada a eutanásia dos animais experimentais e é feito o estudo de suas retinas. “Nossos resultados mostraram uma perda de 30% a 50% do número de células totais na camada de células ganglionares, o que indica uma perda significativa do tipo celular estudado, na retina”, conclui Isadora. Os resultados obtidos confirmaram a viabilidade do modelo experimental escolhido.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008