Lenda sobre “Loira do banheiro” é tema de pesquisa

Muito comuns no ambiente escolar, as lendas urbanas hoje estão presentes também no meio virtual, em blogs e sites de relacionamentos. O tema foi objeto de estudo da aluna de psicologia Jeneffer Barbosa de Souza, que apresentou na manhã desta quinta, dia 6, o trabalho Loura ou Loira do Banheiro: Lendas Urbanas em Questão, na Jornada de Iniciação Científica (JIC 2008). A pesquisa integra o projeto Culturas orais, mediações interculturais e formação de professores, organizado pela professora Maria da Glória Baker Botelho do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da UFRJ.

Seu trabalho foi centrado na cultura oral que sustenta as lendas urbanas e para desenvolvê-lo delimitou a pesquisa em torno da lenda da “Loura do Banheiro”, também conhecida como “Loura do Fantasma”, “Mulher do Algodão”, “Moça de Branco” e “Noiva de Branco”. Jeneffer coletou dados sobre a circulação destas histórias nos últimos dez anos e descobriu que a lenda, que ganhou força com a divulgação via internet, atinge hoje diversos estados do Nordeste, como Ceará, Pernambuco e Sergipe, além do Sudeste do país.

A história, difundida principalmente em escolas da rede pública de ensino, possui diversas versões, mas em todas há a figura da loira macabra que aparece no espelho do banheiro ao ser evocada através de diferentes “rituais”, como chutar o vaso sanitário ou acionar a descarga três vezes. A partir da pesquisa sobre a lenda em meios virtuais, a aluna busca compreender, sob uma ótica cultural, as diferentes representações que esta lenda urbana produz no imaginário social.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008