Inclusão Digital na Alfabetização

É possível aprender como usar os computadores já no início do processo de alfabetização de jovens e adultos. Essa foi uma das conclusões a que chegaram as alunas Jaqueline Queli da Silva (5º período), Patrícia Queiroga Reis (6º período) do curso de Português/Literaturas e Maria de Fátima Bacelar da Silva, formada em Pedagogia, durante o projeto de extensão “Inclusão Digital na Alfabetização de jovens e Adultos” coordenado pela professora Rejane Gadelha do Centro de Letras e Artes (CLA/UFRJ).

O programa é desenvolvido em parceria com o projeto de letramento de jovens e adultos do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ) e da Coordenação de Desenvolvimento Profissional (CODEP). Ele oferece aulas no Laboratório de Informática para educação (LIPE), localizado no prédio do Centro de Tecnologia e responsável por desenvolver o trabalho de inclusão digital de crianças, jovens e adultos para apoiar o uso da informática como ferramenta de ensino.

Durante a execução do projeto, constatou-se que as principais dificuldades encontradas pelos alunos da alfabetização se referem ao medo do desconhecido, insegurança com a máquina (que não faz parte do seu cotidiano) e baixa auto-estima. Os estudantes envolvidos buscam encorajar o uso do computador sem receios, fornecendo-lhes pistas ao invés da respostas prontas, para incentivar a autonomia do aluno e evitar uso de termos técnicos, além de promover atividades de reflexão que abordem aspectos como ampliação do conhecimento e visão de mundo e comunitários. As atividades de inclusão digital desenvolvidas abordam temas que estão sendo tratados nas salas de aula de alfabetização.

Durante a prática das atividades, as estudantes observaram a ocorrência de alguns erros ortográficos que poderiam estar relacionadas ao analfabetismo ou ao uso do computador. Para esclarecer, as responsáveis pelo projeto realizaram um trabalho inverso, solicitando aos alunos que escrevessem o mesmo texto a mão livre e o resultado demonstrou que a maioria dos equívocos cometidos tinham como principal causa a não familiaridade com o computador.

Mais do que Inclusão digital, o projeto de extensão proporciona a inclusão social, pois ao melhorar a auto-estima dos indivíduos, os faz sentirem inseridos socialmente.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008