Fatores para uma boa propaganda

A aluna Mariana de Farias Marcinichen, do 3º período do ciclo básico da Escola de Comunicação Social (ECO/UFRJ), apresentou nesta quinta, dia 6, o trabalho UPGA: Plano Unilever para Boa Propaganda de Marca. Em sua pesquisa, orientada pelo professor Eduardo Refklefsky, Mariana analisou o modelo de planejamento publicitário da empresa multinacional Unilever a fim de encontrar diretrizes de comunicação que não se restringem à área publicitária, podendo ser utilizadas em qualquer outra forma de comunicação, como a pessoal ou a religiosa.

A aluna identificou que o modelo da Unilever se baseia no equilíbrio do binômio “forma e conteúdo”, o que equivale, na propaganda, a identificar “O que dizer” e “como dizer”, respectivamente. Segundo ela, o diferencial da estratégia de comunicação desta empresa está na afirmação de que não adianta criar uma propaganda criativa se não houver um benefício básico em relação ao produto vendido. “O plano da Unilever leva em consideração a racionalidade do consumidor. Se um anúncio for muito bonito, mas o produto ruim, o consumidor não se torna cliente”, disse a estudante.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008