Como agir diante do Assédio Moral no trabalho

Através de uma única mensagem enviada para o correio eletrônico assediomoral@iesc.ufrj.br, funcionários vítimas de assédio moral são orientados sobre como agir e lidar com o problema pelas estudantes Glauce Ramos Ayres Pessoa, 9º período de Serviço Social, Christiane Curvelo Wickbold e Natália Pereira Pfeil, ambas do 9º período do curso de Psicologia. Todas são membros do projeto de extensão “Relatos virtuais: O assédio moral e suas conseqüências sobre a saúde”, coordenado pela professora Marisa Palácios, do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da (IESC/UFRJ).

As estudantes analisaram os e-mails recebidos entre agosto de 2007 e agosto de 2008 e constataram que, dos 126 recebidos, 51 eram pedidos de ajuda e 46 envolviam questões sobre saúde do trabalhador. Segundo informou Glauce Ramos, as principais agressões vividas pelos profissionais são humilhações, desqualificação profissional, perseguição, calúnia e difamação, ameaças, entre outras, que atingem a auto-estima e a segurança dos indivíduos, acarretando em pedidos de demissão, tratamento médico, processos judiciais ou ainda ao sofrimento contínuo derivado do medo do desemprego.

A partir de pesquisas iniciais realizadas com as vítimas, o projeto desenvolveu uma página eletrônica http://www.iesc.ufrj.br/assediomoral/ que contém as principais informações sobre assédio moral, depoimentos e orientações. ”O site funciona como referência acadêmica e instrumento de acolhimento e a partir desse estudo pudemos concluir que há possibilidade de desenvolvimento de doenças em conseqüência do assédio moral. Por isso, é importante ter uma resposta a essas pessoas que reconheça a gravidade da situação”, declarou Glauce Ramos.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008