Asfalto de melhor qualidade

A má conservação dos asfaltos é um problema grave, especialmente em um país cuja malha viária baseia-se principalmente no transporte rodoviário, como o Brasil. Por isso, há 12 anos o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) vem firmando uma parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ) para incentivar os estudos interdisciplinares de mestrado e doutorado voltados para essa questão. “É grande o interesse da Petrobras em estudar o envelhecimento do asfalto, uma vez que ela é a maior, se não a única, produtora de ligantes (compostos químicos que atuam como ‘cola impermeável’ na composição da pavimentação) no Brasil”, explicou Rafael Dias Freire de Almeida, aluno do 8º período de Engenharia de Petróleo e autor do estudo “Efeitos do Envelhecimento nas Propriedades Mecânicas de Misturas Asfálticas”.

O trabalho do graduando, focado na parte da Geotecnia, tem o objetivo de estudar e caracterizar o estágio de envelhecimento do asfalto. Ele destacou que seus experimentos e resultados não são a conclusão do estudo, mas sim os parâmetros que serão usados por outros pesquisadores para levar adiante exames sobre o assunto.

O estudo ainda está em progresso, mas já foi possível obter alguns resultados animadores. “Percebemos que é possível caracterizar o envelhecimento de uma amostra. No final das contas, acabamos constatando qual tipo de pavimentação pode ser melhor que o outro”, declarou Almeida. Futuramente, o estudante pretende continuar agregando dados à pesquisa.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008