Soluções ambientais para o Porto de Santos

A partir de uma discussão conceitual sobre gestão ambiental, o aluno Alexsandro dos Santos Siqueira, fez uma análise sobre o caso do Porto de Santos, no litoral do Estado de São Paulo, o mais importante de toda a América Latina.

A atividade portuária é o terceiro setor a gerar mais emprego nas cidades de Santos, Guarujá e São Vicente. Para o estudante, a gestão ambiental pode servir como setor de competitividade para a região, a partir da solução de problemas ambientais como: passivos herdados do Vale da Morte; a saturação da estrutura de transporte; a produção de resíduos; e lixo orgânico dos navios.

Em contrapartida, para a mudança de quadro é preciso que haja um entendimento entre os prefeitos das cidades diretamente ligadas às instalações portuárias (Santos, Guarujá e Cubatão), que conta com o apoio da Companhia Docas do Estado de São Paulo – empresa do Governo Federal, vinculada ao Ministério dos Transportes.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008