Projeto melhora a alimentação do brasileiro

Muitas pessoas chegam ao supermercado sem saber as principais informações dos alimentos da sua lista de compras. Foi pensando nisso que Carolina da Costa Monteiro Machado, estudante da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, apresentou nesta terça, dia 4, no Instituto de Psicologia, o projeto “Além do Rótulo” durante sua palestra “Comunicação Educativa sobre Alimentação Saudável em Supermercados”.

O trabalho, orientado pelo professor Eduardo Refkalekfsky e que contou com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), foi impulsionado pelo alto índice de infecção alimentar no Brasil, pela falta de informações sobre os produtos e pelos gastos significativos do governo com a obesidade.

O projeto consiste na instalação de terminais eletrônicos nos supermercados para orientar o usuário sobre tabelas nutricionais, condições de compra e dicas de armazenamento e preparo do alimento. “É um projeto voltado totalmente para o consumidor”, afirma Carol Machado.

Essa possibilidade de acesso a informações sobre os produtos vendidos ajuda a inserir o consumidor, através de uma linguagem simples, na cadeia de produção dos alimentos. A expectativa é que o padrão de qualidade nos supermercados aumente. “O maior acesso vai acarretar numa alimentação mais consciente e saudável”, diz a estudante.

Apesar do lançamento recente, o projeto conseguiu resultados positivos, com boa repercussão junto ao público e aos meios de comunicação. Ele vem provocando grande interesse principalmente entre os jovens e nas classes de baixa renda. “A idéia agora é aumentar o número de dados e informações, conseguir mais patrocinadores e expandir o ‘Além do Rotulo’ para outros estados”, conclui Carol.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008