Preconceito entre profissionais de Educação Física

Discutir o preconceito racial entre profissionais de Educação Física foi o objetivo das alunas Andressa Coelho e Thatyana Cabral ao desenvolver o estudo “A questão racial e o desempenho esportivo: um olhar crítico sobre as afirmações científicas”. Segundo Andressa, o trabalho envolveu pesquisas com três turmas do segundo período da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ – duas de licenciatura e outra de bacharelado. “Queríamos saber a opinião dos alunos sobre o desempenho esportivo de atletas negros e brancos, além dos fatores que poderiam influenciar nisso. Dentro das respostas obtidas, alguns achavam que os atletas negros eram melhores nas provas de atletismo e os brancos nas competições de natação devido a fatores biológicos”, afirma a estudante.

Andressa destaca que as respostas dos alunos entrevistados foram pautadas mais na questão biológica do que em outros fatores que pudessem interferir no desempenho dos atletas, como, por exemplo, as condições sócio-econômicas. “Tivemos muitas respostas deterministas, o que constitui um discurso perigoso, já que esses profissionais vão lidar com seres humanos ao final do curso”, revela a aluna da EEFD.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008