O adolescente e a saúde reprodutiva

Durante o estágio no Hospital Escola São Francisco de Assis, no Centro do Rio de Janeiro, as alunas Luciene Sampaio e Priscila Aguiar, estudantes do 5º período de Enfermagem, viram de perto as conseqüências que o início precoce da vida sexual, aliado ao pouco conhecimento sobre métodos de prevenção contra a gravidez e as doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), pode trazer sobre a vida dos adolescentes. Assim, decidiram desenvolver, de forma participativa e educativa, um trabalho com adolescentes, pais, professores e funcionários de escolas públicas do bairro da Cidade Nova, no Rio de Janeiro, com temas referentes à saúde sexual.

O projeto ainda está em fase de consolidação. Até o momento, foram realizados trabalhos no próprio Hospital São Francisco de Assis com cerca de 60 adolescentes, 10 pais e 15 professores. A iniciativa já obteve aprovação da Secretaria Municipal de Educação e os alunos bolsistas estão capacitados para educar em saúde reprodutiva e sexual.

A estratégia a ser usada é o aconselhamento coletivo. Além disso, serão disponibilizados materiais relativos ao tema para manuseamento pelos participantes do projeto e filmes relacionados à prevenção de DST’s e à saúde sexual. A expectativa das alunas é que a conscientização quanto ao tema cresça nos setores com os quais pretendem trabalhar.

Leia aqui outras matérias sobre o 5º Congresso de Extensão