Gordura acelera envelhecimento do timo

Larissa Langhi, aluna do Instituto de Ciências Biomédicas, apresentou o painel “Caracterização Ultraestrutural de Células Acumuladoras de Gordura no Timo em Envelhecimento”. De acordo com a estudante, o trabalho analisa o microambiente tímico. “O timo é um órgão responsável por maturar células T. No nosso corpo, todas as células deste tipo que passam pelo timo sofrem maturação, posteriormente reconhecem o que é nosso ou não, para depois poderem circular no organismo. No entanto, este órgão sofre um envelhecimento bastante precoce”, explica Larissa.  Ela acredita que as células observadas são responsáveis pelo acúmulo de gordura dentro do timo e podem ser as causadoras de seu processo de envelhecimento.

Segundo a estudante, antigamente pensava-se que os adipócitos apareciam no timo apenas para preencher o espaço vazio. “Mostramos que existem células se diferenciando em adipócitos. Queríamos primeiro saber o que estas células são, estudando marcadores, para descobrirmos se estão interagindo com outras células” aponta Larissa. Para tal, foi realizado um estudo de microscopia eletrônica. “Pudemos observá-las interagindo intimamente com linfócitos, em contato com vasos e várias células do microambiente tímico”, relata a estudante. Ela explicou que outros órgãos também sofrem de envelhecimento, a diferença é que não ocorre de forma acelerada como no timo, em que o processo se manifesta desde o primeiro ano de idade do ser humano. “Com o estudo, temos um modelo precoce de envelhecimento, e, através dele, talvez possamos entender melhor o processo de envelhecimento final do nosso corpo”, indica Larissa.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008